Um Iraque Atômico

0 comments / comentários

Sai acordo nuclear entre Brasil e Iraque


   O Itamarati revelou ontem que no último dia 5 foi assinado um "acordo sobre cooperação no campo dos usos pacíficos da energia nuclear" entre o Brasil e o Iraque e que o documento "não inclui qualquer possibilidade de fornecimento de material ou tecnologia sensível".

A negociação foi conduzida reservadamente no Rio de Janeiro, em fins de novembro e inicio de dezembro do ano passado, entre delegações chefiadas pelo presidente da Nuclebrás, Paulo Nogueira Batista, e pelo vice-presidente da Comissão de Energia Atômica do Iraque, A.K. Al-Hasmini. O texto final do acordo foi rubricado a 1º de dezembro e efetivado dia 5, mediante troca de notas encaminhadas pelas chancelarias.

   O Itamarati aproveitou o anúncio do acordo com o Iraque para observar que tanto esse documento como o memorando firmado recentemente com a Venezuela estão dentro da orientação do governo brasileiro no sentido de "ampliar e dinamizar a cooperação no campo dos usos pacíficos da energia nuclear com outros países em desenvolvimento".

   O acordo prevê a exportação pelo Brasil de urânio natural ou de urânio de "baixo teor de enriquecimento", eventualmente sob a forma de elemento combustível, "para utilização em reatores".

terça-feira, 08 de janeiro de 1980