O fim do Governo Militar

0 comments / comentários

85 será um marco nacional


  O senador Jarbas Passarinho, líder do governo no Senado, disse ontem em Brasília que, ao findar-se o mandato do general Figueiredo, em março de 1985, deverá encerrar-se "o ciclo de militares na Presidência da Republica, iniciado em 1964".

  Segundo o senador, se, no futuro "um militar for candidato, será a candidatura de um militar e não uma candidatura militar".

  Sobre os novos partidos, Passarinho colocou o PP à direita, o "Arenão" na centro-direita, o PTB na centro-esquerda e o PMDB à esquerda.

  Sobre o PTB, o grupo trabalhista liderado pelo ex-governador Leonel Brizola conseguiu ontem ser o primeiro a dar entrada com o pedido de registro do PTB no Tribunal Superior Eleitoral, recebendo o protocolo 0001/80. Uma hora depois, a ex-deputada Ivete Vargas renovava o pedido de registro do seu PTB, que recebeu o protocolo número 12. Sim, a disputa pela sigla continua.
No Rio, Brizola afirmou estar confiante em que a decisão do TSE lhe será favorável. Ivete Varas, também no Rio, manifestou idêntica confiança, muito embora admitisse que, caso perca a sigla para Brizola, se filiará ao PMDB.

03 de janeiro de 1980