O Eterno Caso com a INFLAÇÂO

0 comments / comentários

Tudo pode mudar com o quadro inflacionário do País


O ministro da Fazenda, Carlos Rischbieter, admitiu ontem, em Brasília, que se o governo não conseguir resultados positivos no combate à inflação até o final do primeiro semestre "todos os ministros deveriam colocar seus cargos à disposição, para que o presidente Figueiredo forme outro Ministério".
A afirmação foi feita durante entrevista em que Rischbieter comentou a taxa de inflação de 1979, que atingiu 77,2%. Após assinalar que a contenção da inflação é fundamental, sem o que "a coisa vai ficar difícil, em termos de credibilidade", o ministro lembrou que a posse de Delfim Neto na Secretaria do Planejamento foi saudada com "uma euforia de que a curto prazo todos os problemas seriam solucionados", acrescentando que isso é impossível, pois o País necessita de dois a três anos para solidificar sua situação econômica.
Rischbieter negou que haja interferências do ministro Delfim Neto em sua pasta, e que tudo ficará muito bem esclarecido dento de seis meses. "Vamos esperar até lá para ver", observou.
Para o ministro, é necessário que os empresários compreendam a gravidade da situação econômica do País, não sendo possível que eles façam sues planos de trabalho tomado por base uma inflação de 100% este ano. Isto, segundo Rischbieter, colocará por terra todo o trabalho do governo. "Temos que obter a confiança de que as ações governamentais estão corretas e que irão realmente produzir os efeitos desejados", disse o ministro.
Este será um ano difícil, embora o ministro esteja confiante que após a safra agrícola as coisas se regulem não só no fornecimento de alimentos, mas como em algum excedente exportável.

Sábado, 5 de janeiro de 1980