China Vai Lançar Astronautas

0 comments / comentários

Em vôo-teste, um cão voltou "são e salvo"


   A República popular da China está treinando uma equipe de astronautas para um vôo espacial tripulado em futuro próximo, segundo revelação do jornal de Xangai "Wenhui Bao". Para provar a capacidade tecnológica chinesa, o jornal publica a foto de um cãozinho que foi enviado ao espaço e "recuperado são e salvo.
   Os chineses fizeram coincidir a revelação com a chegada ontem a Xangai do secretário de Estado norte-americano, Harold Brown, e com o auge da crise no Afeganistão, aparentemente para demonstrar aos soviéticos seus avanços tecnológicos também aplicáveis ao campo militar.
   O jornal "Wenhui Bao" (que significa "Libertação) faz referências a uma ampla reportagem sobre o assunto que será publicada na revista "Vida Científica", mas mantém em sigilo os detalhes mais importantes do programa espacial chinês.
Ate mesmo a data do envio do cachorrinho ao espaço é sonegada aos leitores. Referindo-se à revista, "Wenhui Bao" anuncia que seus repórteres descrevem, com auxilio de fotografias, a vida dos primeiros astronautas chineses e as experiências de vibração, centrifugação, choques, ausência de gravidade e vôos simulados.
   Ontem, a União Soviética lançou o satélite "Molnya", que se destina a ampliar o serviço de telecomunicações, sobretudo na Ásia Central.

Domingo, 13 de janeiro de 1980